Raspagem-Periodontia

Raspagem-Periodontia

Raspagem e Periodontia

A periodontia é uma área da odontologia que cuida da manutenção e doenças que envolvem as estruturas entre a gengiva e os dentes. Muitas vezes quando se percebe sangramento na gengiva ao escovar ou passar fio, pode ser o começo de uma gengivite, que é a inflamação na gengiva. Muitas vezes é causada por retenção em restaurações ou próteses, ou até mesmo pelo formato dos dentes.

É muito importante tratar a gengivite logo no começo para evitar que se torne um problema periodontal (periodontite). Para tratar a gengivite, primeiramente analisamos os meios retentivos e eliminamos com polimento a acabamento, e logo após é feita uma raspagem ao nível da gengiva. Essa raspagem pode ser feita com auxilio de ultrassom, um aparelho que tem a vibração em ondas ultrassônicas e tira com maior facilidade os detritos e placas aderidas à superfície dental. Com auxilio de curetas e sondas, conseguimos fazer a manutenção dessa limpeza de forma não agressiva.

A periodontite é a doença das estruturas de suporte do dente. Normalmente acarretam a perda de osso em volta do dente e isso faz com que a gengiva vá “descendo”. Com isso, se o dente for vital, ele pode começar a ter sensibilidade. Uma das dificuldades do tratamento é em relação a essa perda, pois depois de perdido é muito difícil recuperar esse osso que deixa os dentes estáveis.

Em casos mais avançados os dentes podem começar a se movimentar e amolecer. O que causa a periodontite pode ser diversos fatores como: fumo, medicamentos, fatores genéticos (família) ou o acúmulo excessivo de placa bacteriana. Por isso é fundamental o acompanhamento radiográfico e sondagem da periodontite, bem como o tratamento proposto para cada caso.

Leave a Reply

Your email address will not be published.