Lente Contato Dental

Lente Contato Dental

Lentes de contato Dentais

As lentes de contato dentais estão cada dia mais em evidência por trazer maior estética ao sorriso sem precisar de maiores desgastes no preparo do dente. 

Qual a diferença entre lente de contato dental e faceta de porcelana?

Ambos são laminados cerâmicos, ou seja, uma camada bem fina de porcelana. Elas diferenciam na espessura e tamanho do preparo a ser restaurado. Enquanto a faceta tem em média 1mm de espessura, as lentes de contato dentais podem chegar a 0,3mm.

Quanto tempo demora para fazer as lentes de contato?

Primeiramente é feito um planejamento pelo dentista no início do tratamento através da avaliação física, fotografias e modelos. Hoje contamos com a tecnologia de scaneamento intraoral que facilita o processo do planejamento. Após a definição da quantidade de desgaste e posição das estruturas, é enviado em laboratório especializado os laminados cerâmicos e após a confecção, instalados no paciente. Em média, todo esse trabalho pode ser feito de 1 dia a uma semana, dependendo da necessidade do tratamento.

Quanto custa as lentes de contato dentais?

O valor do tratamento depende muito da quantidade de dentes e necessidade de desgaste. As vezes o remanescente não consegue suportar um laminado e tem que ser planejado uma coroa ou outro serviço protético. O valor ainda pode variar frente ao tipo de porcelana a ser indicada em cada caso. O tratamento pode variar de valor de um profissional para outro por alguns motivos simples, como a experiência do profissional com a área estética, o laboratório de prótese e consequentemente a qualidade da porcelana, e os materiais utilizados no consultório para dar maior precisão e naturalidade. Aqui na clínica temos a certificação com os melhores produtos e profissionais.

Quais tipos de porcelana são usadas para os laminados cerâmicos?

Os laminados cerâmicos normalmente porcelanas condicionáveis por ácido. Os tipos mais utilizados são Feldspática, Fluorapatita, Dissilicato de Lítio. Esses tipos se diferenciam na translucidez e dureza, cada uma tendo uma indicação para o tipo do dente que irá ser instalada.

Qual a indicação de lentes de contato?

O tratamento com lentes de contato é utilizada para corrigir algumas imperfeições dentais como fraturas, tamanho, posicionamento. Com elas conseguimos melhorar o alinhamento e a proporção dos dentes no sorriso. Além de melhorar consideravelmente a estética e cor, deixando ainda um sorriso harmônico e natural.

As lentes de contato prejudicam o dente?

Como dito, o as lentes de contato tem sua utilização cada vez maior pelo fato de precisar menos desgaste às estruturas dentais,tornando elas a opção menos invasiva do que qualquer outro tratamento. Algumas pessoas perguntam se o dente baixo da lente pode sofrer ou até “morrer”. Mas, ao contrário do que se pensa, a tendência do dente é ficar mais forte com esse reforço. O dente é preparado antes da instalação com alguns produtos que vão certificar a aderência da porcelana com o dente, e ainda permitir que os tecidos gengivais fiquem acomodados sem prejudicar sua saúde.