Cirurgião Dentista Maringá | Dr. Leonardo Blanco
A melhor clínica para sua Cirurgia Dentária
Saiba mais sobre um cirurgião-dentista
É bastante óbvio pelo próprio nome que o que um cirurgião-dentista faz quando em relação à odontologia, no entanto, se você é como a maioria das pessoas, provavelmente não sabe quais procedimentos especificamente estão envolvidos. Não se preocupe, porque neste artigo, listaremos os procedimentos odontológicos específicos que só podem ser tratados por um especialista em odontologia.
Provavelmente, os procedimentos dentários mais comuns são aqueles que envolvem as raízes e a polpa dos dentes. Isso inclui canal radicular, pulpotomia ou abertura da câmara pulpar para drenar uma infecção, pulpectomia ou remoção da polpa da câmara pulpar de um dente. Outro procedimento comum relacionado às raízes e polpa dos dentes é a apicoectomia.
Para pessoas com doenças orais graves, às vezes, os procedimentos mencionados acima não são suficientes. Há momentos em que um cirurgião-dentista precisa fazer uma ressecção da raiz, que envolve a remoção do ápice de um dente e a remoção cirúrgica do material doente.
Procedimentos para cirurgiões-dentistas
A instalação de próteses dentárias (coroas ou cápsulas, facetas, pontes, implantes e dentaduras) também é algo que os cirurgiões-dentistas fazem. Essas próteses, especialmente as dentaduras, precisam ser cirurgicamente ajustadas ao paciente.
Estética à parte, no entanto, os cirurgiões-dentistas realmente fazem um trabalho cirúrgico “real” sujo, como apicoectomia ou remoção de parte da estrutura óssea.
Um cirurgião-dentista é realmente apenas um dentista especializado em procedimentos odontológicos avançados, embora possa ter recebido um treinamento mais avançado.
Se você é como a maioria das pessoas que não tem medo da cadeira do dentista, provavelmente acha que os dentistas são bons apenas para limpar os dentes e instalar próteses dentárias, mas como você pode ver acima, eles também são qualificados para realizar procedimentos odontológicos cirúrgicos.
Assim como em qualquer outro ramo da medicina, um médico precisa determinar se você precisa de algum dos procedimentos mencionados acima antes de executá-lo em você.
Outro procedimento odontológico cirúrgico bastante comum é a remoção dos dentes do siso impactados. Você pode pensar que é apenas uma extração simples de dentes, mas não é. Envolve tirar raios-x dos dentes e, em seguida, cortar o tecido da gengiva para remover os dentes afetados.
Dentes impactados referem-se a dentes presos entre o maxilar e o tecido da gengiva. A maioria dos casos de dentes impactados envolve terceiros molares ou dentes do siso e geralmente é porque a mandíbula não é larga o suficiente para acomodar a aparência dos dentes.
A maioria das pessoas geralmente remove apenas um dente; no entanto, algumas pessoas o têm muito mal e precisam remover todos os dentes do siso. Quando isso acontece e todos os dentes precisam ser removidos ao mesmo tempo, você precisará de uma anestesia forte.
Dependendo da posição do dente, um dentista pode retirá-lo inteiro ou pode precisar cortá-lo em pedaços menores para facilitar a remoção. Isso é especialmente verdadeiro para dentes impactados presos em uma posição inclinada ou inclinada.
De qualquer forma, espero que você nunca precise remover os dentes do siso (porque é desconfortável).
As cirurgias dentárias mais comuns são:
Endodôntica (cirurgia envolvendo a polpa ou raiz do dente)
Tratamento do canal radicular
Pulpotomia – a abertura da câmara pulpar do dente para permitir a drenagem de uma infecção; geralmente um precursor de um canal radicular
Pulpectomia – a remoção da polpa da câmara pulpar para aliviar temporariamente a dor; geralmente um precursor de um canal radicular
Apicoectomia – uma ressecção da raiz. Ocasionalmente, apenas um canal radicular é suficiente para aliviar a dor e o final do dente, chamado ápice, é removido entrando pela gengiva e extraindo cirurgicamente o material doente.
Prótese dentária (próteses dentárias)
Coroa (tampas) – cobertura artificial de um dente feito de uma variedade de materiais biocompatíveis, incluindo CMC / PMC (composto de cerâmica / metal de porcelana), ouro ou uma mistura de estanho / alumínio. O dente subjacente deve ser remodelado para acomodar essas restaurações fixas
Facetas – coberturas artificiais semelhantes às anteriores, exceto que cobrem apenas a superfície anterior (labial ou bucal) do dente. Geralmente apenas para fins estéticos.
Ponte – uma prótese fixa na qual duas ou mais coroas são conectadas, que substituem um dente ou dentes ausentes através de uma ponte. Normalmente usado após uma extração.
Implante – um procedimento no qual um implante de titânio é cirurgicamente colocado no osso (mandíbula ou maxila), com permissão para cicatrizar, e 4-6 meses depois um dente artificial é conectado ao implante por cimento ou retido por um parafuso.
Dentaduras (dentes postiços) – um conjunto parcial ou total de dentição que se liga aos dentes vizinhos usando grampos de metal ou plástico ou à superfície gengival ou palatina usando adesivo.
Prótese suportada por implante – uma combinação de próteses e implantes; as bases são colocadas no osso, são permitidas a cicatrização, e os aparelhos metálicos são fixados na superfície gengival, após o qual as dentaduras são colocadas no topo e fixadas no lugar.
Tratamento ortodôntico
Implantes e próteses suportadas por implantes – também um tratamento ortodôntico, pois envolve ossos
Apicoectomia – também um tratamento ortodôntico como parte da estrutura óssea subjacente deve ser removido
Extração – um procedimento no qual um dente doente, redundante ou problemático é removido, puxando ou cortando. Este procedimento pode ser realizado sob anestesia local ou geral e é muito comum – muitas pessoas têm seus dentes do siso removidos antes de se tornarem problemáticos.
Fibrotomia – um procedimento para cortar as fibras ao redor de um dente, impedindo que ele recaia
Implantes Dentários
Os implantes dentais são parafusos de titânio que são inseridos onde houve perca dental. Na parte interna desses parafusos, tem uma estrutura que permitem “acoplar” uma estrutura de uma prótese (dentes). Podendo substituir um ou mais dentes.
Clareamento Dental
Clareamento dental é uma maneira segura e eficaz de deixar os dentes mais claros, deixando o sorriso mais bonito sem enfraquecer os dentes. Clareamento Caseiro que é feito com o moldeiras individuais e um gel clareador podendo ser usado em casa ou no trabalho.
Próteses Dentárias
As próteses podem ser de diversos tipos, sendo divididas principalmente em próteses fixas ou suportadas. As próteses suportadas são aquelas que ficam apoiadas em dentes, gengiva ou implantes. São chamadas de próteses removíveis. Elas substituem os dentes perdidos e usam de apoio grampos.
Dr. Leonardo Blanco
Orgulhosos de dar aos pacientes o sorriso dos seus sonhos. Clique ao lado e conheça todos os serviços dentários ofertados na clínica.
- Dentista Maringá
- Agende sua consulta em Odontologia Maringá
- Acompanhamento e tratamento dental
- Profissionais de odontopediatria em Maringá
- Avaliação para implante dentário
- Excelência em Odontologia em Maringá
- Sua Clínica Odontológica em
- Especialistas em periodontista Maringá
- Melhores proffisionais de implantes