RESTAURAÇÃO VS OBTURAÇÃO | Odontologia Viver Bem
RESTAURAÇÃO VS OBTURAÇÃO MARINGÁ
RESTAURAÇÃO VS OBTURAÇÃO
O tratamento de restauração, assim como o procedimento de obturação, são termos bem conhecidos pelo público num geral, despertada no nosso subconsciente como tratamentos odontológicos que envolvem o uso daquelas maquininhas barulhentas, raspagens, e outras coisas dignas de bons filmes de suspense e terror. A atual produção textual visa a desmistificação dos citados procedimentos, tranquilização, além de diferenciação, já que tais mecanismos odontológicos são bem confundidos pelo público num geral. Então, se você foi diagnosticado ou aconselhado a tomar algum dos procedimentos, dê uma lida no texto abaixo, e desmistifique sua situação!
Bem, como já vimos, não, restauração e obturação não são a mesma coisa, e vemos logo abaixo:
– OBTURAÇÃO DENTÁRIA: Procedimento que visa a reconstrução de dentes cariados, ou que perdera alguma parte (seja nervo, parte da coroa ou algo do gênero). O procedimento é caracterizado, num geral, pela retirada de uma parte que venha a estar avariada, para que seja recuperada, e reconstruída como um todo. O intuito final, é o de corrigir infecções principalmente, removendo o foco e seus arredores, substituindo por um amálgama (metal acinzentado, de durabilidade alta), e então, selando o dente como um todo, para evitar futuras infecções, ou afloramento da mesma infecção por possíveis focos bacterianos que tiverem restado. Obturações costumam deixar a famigerada e conhecida mancha cinza acima do dente, demonstrando uma placa metálica instalada na coroa. As restaurações hoje em dia são feitas em vários tipos de bases, como em ouro, que podem durar cerca de 20 anos, sendo eleito um dos melhores materiais para o procedimento. Mas, o mais usado é a prata, por ser mais barato, tornando o procedimento mais acessível, embora deixe a finalização dentária pouco amistosa e esteticamente boa.
– RESTAURAÇÃO DENTÁRIA: Procedimento deveras semelhante à obturação, visa a restauração/recuperação mesmo, como o próprio nome vem a sugerir. A restauração difere-se da obturação por não deixar a marca cinza, e sim, a cobertura em resina, com uma massa de cor branca semelhante ao dente, preservando toda a estética dentária. A restauração, feita em dentes que podem ter sido quebrados em alguma mastigação ou algo do dente, não visa de forma alguma a remoção de nenhuma parte, mas sim, mera reconstrução estrutural, mostrando-se um procedimento mais estético que procedimento de saúde.
Logo, quando ouvir um ou outro termo, não irá mais ter confusão de terminologia. Ambos procedimentos de alta eficiência e taxa de sucesso, os tratamentos de restauração e obturação são necessários para a devida manutenção de uma boa qualidade de vida.
Implantes Dentários
Os implantes dentais são parafusos de titânio que são inseridos onde houve perca dental. Na parte interna desses parafusos, tem uma estrutura que permitem “acoplar” uma estrutura de uma prótese (dentes). Podendo substituir um ou mais dentes.
Clareamento Dental
Clareamento dental é uma maneira segura e eficaz de deixar os dentes mais claros, deixando o sorriso mais bonito sem enfraquecer os dentes. Clareamento Caseiro que é feito com o moldeiras individuais e um gel clareador podendo ser usado em casa ou no trabalho.
Próteses Dentárias
As próteses podem ser de diversos tipos, sendo divididas principalmente em próteses fixas ou suportadas. As próteses suportadas são aquelas que ficam apoiadas em dentes, gengiva ou implantes. São chamadas de próteses removíveis. Elas substituem os dentes perdidos e usam de apoio grampos.